Crítica Criticando

CRITICANDO: Detetive Pikachu – Sinta a fofura nas suas tripas

Por mais de 20 anos os fãs da franquia Pokémon sonharam em como seus monstros preferidos iriam para as telonas e o resultado foi pelo menos satisfatório.

“O desaparecimento do detetive Harry Goodman faz com que seu filho Tim (Justice Smith) parta à sua procura. Ao seu lado ele conta com Pikachu, o antigo parceiro Pokémon de seu pai, que perdeu a memória recentemente. Juntos, eles percorrem as ruas da metrópole de Ryme City, onde humanos e Pokémon vivem em harmonia… por enquanto. “

A missão de adaptar os monstros de bolso já era bem antiga, uma vontade hollywoodiana que sempre aparece quando algo é um sucesso tão grande. Apesar dessa vontade, nunca foi feita uma tentativa em live action (apesar desse filme ser o VIGÉSIMO TERCEIRO filme da franquia) por ser uma ideia mais complicada pela quantidade de computação empregada.

Quando o sucesso do jogo Pokemon Go fez reacender a busca por materiais sobre a franquia a chama do filme se manteve viva e decidiram adaptar um jogo mais “fechado”, Detetive Pikachu veria a luz do sol.

O filme é bem colorido, mostra o máximo de bichinhos possíveis, não abusa do escuro para esconder CGI, inclusive tendo o design dos personagens como um ponto forte. A quantidade de “OOOOOOOOWNS” escutado no cinema são da mesma proporção a época do Baby Groot.

O roteiro é bem infantil, com umas viradas de roteiro bem duvidosas, mas o filme acerta em cheio em não se levar a sério. A preocupação em qual tom seria adotado principalmente com a escolha de Ryan Reinolds, que recém havia saído de Deadpool, para o papel de Pikachu deixavam algumas dúvidas. Inclusive o começo do filme nos dá uma indicação bem diferente do que viria.

Apesar disso o filme não faz questão em nenhum momento de não ser um produto “mais realista” sobre a franquia. Assumindo os riscos de perder os fãs mais velhos da franquia, aqui o foco da narrativa é para restabelecer a marca Pokémon como uma das maiores das últimas décadas.

As atuações são bem água com açúcar e não comprometem em nada, a ação do filme é bem dosada, apesar de acabar rápido quando devia se estender e se estende quando deveria ser mais ágil.

Mais na base da emoção do que da qualidade final do material, Detetive Pikachu diverte as crianças e com certeza vai fazer os pais gastarem uma boa quantidade de dinheiro em pelúcias, brinquedos e camisetas.

Dirigido por Rob Letterman (As Aventuras do Capitão Cueca) e com elenco de Justice Smith (The Get Down), Kathryn Newton (Lady Bird), Bill Nighy (A Livraria), Ken Watanabe (Godzilla) entre outros o filme estreia no dia 9 de maio de 2019 aqui no Brasil.

NOTA: 3/5

Comente aqui!!!!