Crítica

Crítica | “A Espiã Vermelha” (Sem spoilers)

O Premiere Line foi convidado para assistir em primeira mão, nesta segunda-feira, ao filme “A Espiã Vermelha”, dirigido por Trevor Nunn e estrelado por Judi Dench, Sophie Cookson e Tom Hughes. A trama é baseada em fatos reais retratados no livro “Red Joan” escrito por Jennie Rooney, e traz a história de Joan Stanley, uma inglesa que aos oitenta anos, é presa acusada de traição por vazar informações confidenciais da guerra para a União Soviética.

Joan é simultaneamente interpretada pela talentosa e consagrada Jude Dench, que faz um exímio papel ao trazer as múltiplas camadas que a personagem, já em sua velhice e após tantos acontecimentos fortes e impactantes, possui. A versão universitária da protagonista, que entre em contato com as ideologias comunistas enquanto estudava física em Cambridge, é vivida por Sophie Cookson, que, apesar de não ter o peso em cena que Dench possui, muito por conta de sua história e bagagem, é eficiente e encarna bem Joan, ocupando maior parte do tempo de tela.

O restante do elenco é composto por figurinhas carimbadas do cinema britânico, que conferem mais credibilidade e consistência a história que tentam contar.

A direção de Nunn, um diretor de peças de teatro, e o roteiro, entretanto, não maximizam o poder que cada um dos atores do elenco poderiam utilizar. Nota-se que, na tentativa de abraçar múltiplos gêneros, “A Espiã Vermelha” tropeça e não se faz lembrado nem como um filme de espionagem, de guerra, romance de época ou mesmo um filme anti-guerras. Em muitas cenas, pensamos que a trama ia engatar e finalmente seríamos levados a fundo na trama, mas o ritmo oscila, voltando a lentidão.

Mas, apesar dessa indefinição de qual caminho tomar e problemas com o ritmo, além da subutilização da própria Jude Dench, a obra cinematográfica entrega bons resultados finais aos espectadores pacientes, com uma trilha sonora decente, fotografia e design de produção eficazes e uma trama que surpreende por não ser totalmente fictícia.

Não se esqueçam de assistir “A Espiã Vermelha” que estreia em 16 de Maio.

Escrito por João Pedro.

Comente aqui!!!!