Cinema Música

O que é Cats? Confira todos os detalhes sobre o famoso musical que foi adaptado para os cinemas

O musical “Cats” ganhou novamente enfoque devido ao lançamento do primeiro trailer da adaptação para as telonas. O filme contará com grandes nomes da indústria como Taylor Swift, Jennifer Hudson, Rebel Wilson, Ray Winstone e Idris Elba.

Cats foi baseado no livro infantil “Old Possum’s Book of Practical Cats“(1939) do autor britânico T. S. Eliot no qual contém uma série de poemas contando a história de um grupo de gatos. Além disso, traz a psicologia dos felinos e faz algumas metáforas sobre nossa sociedade. O livro já foi traduzido para vários idiomas e ganhou sua edição em português.

A obra ganhou uma versão bem mais moderninha ilustrada por Axel Scheffler.

O musical da maneira que conhecemos foi criado pelo compositor britânico, Andrew Lloyd Webber, um grande fã da obra, que a partir de 1970 separou 14 poemas do livro para transformar em música. Somente em 1981 “Cats: O musical” foi apresentado pela primeira vez em West End, Londres. Sendo extremamente premiado e aclamado pela crítica até hoje.

A apresentação gira em torno dos Jellicle Cats, um grupo de gatos que se reúnem uma vez por ano para celebrar o Jellicle Ball, ocasião na qual os gatos são escolhidos para irem a Heaviside Layer, uma espécie de “lugar bom”, onde os felinos irão renascer. Cada gato introduz a si mesmo e defende o motivo pelo qual merece passar para outro lado.

Durante a noite, ainda no 1° ato, surge a gata Grizabellathe glamour cat, que é rejeitada pelos outros gatos que não têm nem um tipo de contato com ela e os que tentam se aproximar demostram pena. Grizabella de aparência suja e cinzenta, é introduzida com um poema que se refere a uma prostituta andando pelas ruas nas primeiras horas da manhã. Ao final, The Glamour Cat é aceita novamente a tribo pelo Old Deuteronomy, o líder dos Jellicles, que decide perdoa-la pelos seus erros. “Memory” uma das músicas mais marcantes e regravada por mais de 170 artistas até hoje, é interpretada exatamente por Grizabella, Confira:

“Eu posso sorrir nos velhos tempos/ Eu era bonita então/ Eu me lembro do tempo que eu sabia o que era a felicidade.”

O cenário é todo coberto por objetos de rua como pneus, embalagens velhas, sucatas, lixo entre outros elementos. Durante todo o show, o espaço não é alterado em nenhum momento.

Não há nenhum tipo de diálogo, todo verso é cantado. Em alguns momentos os atores chegam a cantar e dançar por 10 minutos sem parar. Cats se tornou o 2° musical mais visto na história da Broadway. Além dos inúmeros prêmios e de revolucionar os musicais pelo mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s