Cinema Coluna Crítica Criticando Review

CRITICANDO: It A Coisa Capítulo 2 – Sentimentos Mistos

A sequência vem com um pouco de água no chopp, que não deixa ruim porém mais sem graça que o original.

27 anos depois dos eventos de “It – A Coisa”, Mike (Isaiah Mustafa) percebe que o palhaço Pennywise (Bill Skarsgard) está de volta à cidade de Derry. Ele convoca os antigos amigos do Clube dos Otários para honrar a promessa de infância e acabar com o inimigo de uma vez por todas. Mas quando Bill (James McAvoy), Beverly (Jessica Chastain), Ritchie (Bill Hader), Ben (Jack Ryan) e Eddie (James Ransone) retornam às suas origens, eles precisam se confrontar a traumas nunca resolvidos de suas infâncias, e que repercutem até hoje na vida adulta.”

Stephen King é considerado um mestre do terror, um gênio mesmo… O cara já tem mais de 200 obras no curriculum entre livros, contos, episódio de séries e filmes escritos por ele. Beleza mas o que isso tem a ver com a crítica Felyppe? Bom, juntamente com as suas obras veio a fama de que ele não sabe terminar o que começa, que os finais são bagunçados, mal resolvidos entre outras coisas e infelizmente como fã tenho que confessar que são piegas mesmo.

Lá em 2017 uma das mais aclamadas obras ganhava seu remake (o filme teve um telefilme nos anos 90) It – A Coisa. O filme extremamente elogiado pela crítica se tornou também o filme de terror mais rentável da história com uma bilheteria de mais de 700 milhões de dólares.

O Capítulo 2 nos leva 27 anos para frente, com A Coisa voltando e não apenas continuando seu ciclo de mortes como também aumentando seu nível de violência e brutalidade. Agora adultos, o Clube dos Perdedores tem que cumprir sua promessa de acabar com o palhaço de uma vez por todas.

A direção de Andy Muschietti é excelente, as transições do passado pro presente são feitas de uma forma excelente, os seus monstros são estranhamente falsos propositalmente para causar desconforto e ele entende bem a breguice da história de King.

O elenco adulto é extremamente competente em recriar suas versões mirins e você consegue enxergar todos os traços dos personagens ali e todos ganham seu espaço para brilhar.

Bill Skarsgard ganha mais falas e mais aparições como Pennywise e isso faz sua performance ser mais assustadora do que no primeiro filme. Ele é intenso em um modo que não é nada difícil ver um perdigoto (famoso cuspe ou Guspe dependendo da sua região) voar enquanto o personagem esbraveja.

A nostalgia é enorme, ainda existe algo em Derry que remete a coisas boas da infância, nós estamos consumindo isso bastante, vide o tanto de materiais filmados em 80/90 por esses tempos (ALÔ STRANGER THINGS). Os aspectos de fotografia do filme seguem belíssimos ainda naquelas cores mais puxadas pro amarelo, numa sensação de eterno Outono no filme, isso ajuda bastante a parecer que a cidade não tem uma passagem de tempo.

Mas como nem tudo são flores o filme peca em dois aspectos cruciais para sua trama: Humor e tempo. Muitas piadas que são para descontrair acabam entrando no momento errado, retirando a tensão de um jeito diferente do que o imaginado e deixando algumas piadas em um momento “AFF” na plateia. E agora o lado tenso a DURAÇÃO… Não precisavam de quase 3 horas de filme. Por mais que seja legal ser imerso no universo, algumas cenas INTEIRAS poderiam ser retiradas, vários flashback´s apesar de legais são apenas para localizar a cena da atualidade e muito do que vimos no primeiro filme é repetido por completo.

O filme em si tem uma conclusão emocionante e bem maneira, na minha visão acaba errado por justamente não aproveitar seu maior momento de “quentinho no coração”. Mas se esse final te brochou de ver o filme, não se deixe enganar: É bem daora ainda assim.

Dirigido por Andy Muschietti (Mama) e com elenco contando com Bill Skarsgard (It A Coisa), James McAvoy (X Men Fênix Negra), Jessica Chastain (X Men Fênix Negra), Bill Harder (Barry), Andy Bean (Monstro do Pântano), Isaiah Mustafa (Shadowhunters), Jay Ryan 3 (A Bela e a Fera seriado) e James Ransone (Mosaic) o filme estreia no dia 05 de Setembro de 2019.

NOTA: 4/5

Comente aqui!!!!