Especial

ACESSO MTV | 10 anos do programa que mudou a forma de se fazer entretenimento na tv

Quando se fala em Entretenimento na Tv nessa década que já está quase acabando, não tem como não lembrar de programas como: Domingo Legal, Vídeo Show, Eliana, Show do Milhão, Realitys Shows, entre outros… porém quem ditou moda e fez a cabeça dos jovens daquela época, foi a era de Ouro da Mtv Brasil com o programa Acesso Mtv que se tornou referência mudando a forma de se fazer entretenimento na Tv, vem Ler

Divulgação Mvv

O Acesso foi um programa da MTV, dedicado à música e aos assuntos do mundo pop, com notícias, rumores, shows ao vivo, fofocas, comentários e interação direta com o público, sempre ao vivo, inicialmente apresentado por Sophia Reis, Kika Martinez e Leo Madeira.

O programa teve estreia no dia 9 de fevereiro de 2009 durante o Verão MTV, já sendo um dos fixos da grade do ano, indo ao ar pela primeira vez  de segunda à quinta, às 16h com duração de duas horas no ano de estreia. Com seu primeiro clipe exibido dentro do programa  The Fear, da Lily Allen, marcava a nova forma de se fazer entretenimento na tv para um público ainda desconhecido mas que todos sabiam onde o programa iria chegar.

Os meses iniciais do Acesso MTV lembravam o Vídeo Show da Globo, pela forma que seus apresentadores conversava com seu público –  O trio  usava ganchos para divulgar horários da programação conversando ao vivo com outros VJs, mostrando parte dos bastidores dos programas apresentados por eles. Era esse o “acesso” que a MTV permitia ao público, dando sentido ao nome do programa.

Depois de algum tempo já no ar se adaptando ao novo público que a Mtv Brasil havia ganhado com a estreia, o programa mudou em Julho para o horário das 17h, tudo porque o Mtv Na Rua com apresentação da Penélope Nova havia tomando conta da grade vespertina, a dobradinha deu certo e começou a render bons frutos.

Divulgação Mtv

O Acesso Mtv foi o pioneiro em trazer a internet pouco utilizada como meio de conexão com a audiência a favor de seu programa, o público inicialmente mandava SMS, posteriormente vieram os tweets que apareciam no “mural” uma tela de computador que foi usado durante o ano todo para ler a opinião da audiência.

Inúmeras bandas passaram pelo estúdio do Acesso MTV para fazer um som e interagir com os fãs, a primeira colorida, que inaugurou essa nova era no canal, foi a banda Cine, ainda no mesmo ano.

2010: NOVA PROGRAMAÇÃO

O ano de 2010 chegou e o Acesso ficou fora do ar durante a programação de Verão. Nas últimas semanas de fevereiro começaram os anúncios da nova grade do canal que pegou todos de surpresa, tanto pela saída dos antigos apresentadores como o anúncio dos novos. A escolha de Titi Müller e MariMoon para a segunda temporada do programa surpreendeu o público

Ambas já eram conhecidas do público do canal, Titi apresentava o Podsex e Marimoon comandava o Scrap MTV. A aposta funcionou, a segunda temporada do Acesso estreou com sucesso consolidando o programa na emissora. Além da música, o programa passou a apostar na vida pessoal dos famosos em geral, deixando um pouco de lado a proposta original e começou receber artistas internacionais no programa. Foi uma renovação de público, mostrando que a MTV estava cada vez mais pop.

Divulgação/Mtv

O Acesso passou a ser exibido em HD de segunda à sexta, das 13h às 14h, e estreando diversos quadros, todos muito divertido, sempre havia algo interessante pra ligar a TV. As estreias de videoclipes eram deixadas para o final, gerando expectativa ao longo de cada programa e ás sextas, as meninas recebiam bandas que faziam show com plateia, em um estúdio maior, durante todo o programa.

Divulgação MTv

O segredo da nova temporada ter dado certo foi a química das apresentadoras que se completavam por terem personalidades distintas e por apresentar o programa com naturalidade, como se estivessem comentando a vida dos famosos em casa. Com credibilidade em alta, o Acesso começou a receber artistas internacionais, marcando todo o percurso da emissora, quem não se lembra da aparição da ex-RBD Anahí que fez sua participação ao vivo no Acesso Mtv ser um show ?

A MTV acertou  em cheio naquilo que se propôs a oferecer, ou o que almejavam com a ideia do programa, que virou o carro chefe da emissora sem precisar se esforçar, a formula perfeita estava em suas mãos: Interação e identificação.

2011: MUDANÇA  DE CENÁRIO E CRISE

Mais um ano chegou e a MTV, às pressas, escalou o Acesso pra que fosse exibido às sextas a partir do 15 de março de 2011 à fevereiro, durante as semanas finais do Verão MTV. O público teve oportunidade de conhecer parte da nova abertura e o novo cenário que foi compartilhado com Big Audio, Extrato e Na Brasa – Era aquele estilo bem MTV Brasil 1999 de usar o mesmo espaço pra diversos programas e cortar gastos! Com Titi e MariMoon novamente no comando.

Tudo estava indo bem e mais uma polêmica para o programa, o mau-estar com o cantor/ator Jared Leto com MariMoon, tudo porquê a apresentadora criticou uma suposta atitude agressiva do líder da banda Thirty Seconds to Mars no Twitter – o artista ficou sabendo horas antes de entrar ao vivo do ocorrido, e exigiu que ela não o entrevistasse, o pedido foi concedido e ela foi substituída por Didi Effe durante os blocos da entrevista. Após a entrevista, a apresentadora explicou no ar o que havia acontecido mas os dois nem se olharam nos bastidores.

Divulgação MTv

Depois do ocorrido, tudo voltou aos normal, o Acesso continuava indo ao ar normalmente, de segunda à sexta, às 13h, porém a Mix TV lançou a nova programação, em maio de 2011, com Rafa Brites no “Comando” para disputar com a atração já consolidada – não foi expressiva em termos audiência da concorrente, mas a MTV passou a perder parte do público, que se dividiu naquele mesmo horário e teve que se mexer para trazer novidades ao programa – será que isso foi uma alerta para a emissora se renovar em suas programações novamente ?

Não demorou muito e a crise chegou, a programação não era tão atrativa aos anunciantes como foi em 2010, desconstruindo aos poucos toda a grade que havia colocado a emissora no seu ”auge” que construiu em 2011. Por esse motivo foi criado o “Acesso em Dobro”, que ia ao ar de seg. à sex, das 17h às 19h além do quadro “Giro Acesso”, paródia que o programa “Furo Mtv” produziu apresentado por Dani Calabresa e Bento Ribeiro, que imitavam Marimoon e Titi.

Alguns programas novos que entraram na nova ‘salvação’ na emissora como o “Derrube o Clipe” se tornou quadro fixo do Acesso MTV para poder preencher as duas horas de programa. Diferente de antes, em alguns dias, a faixa de clipes comandada pelo Twitter ganhava temas de acordo com o que era assunto no programa – sim, o programa começou a perder sentido e foi ganhando espaço para a saturação.

Ainda em 2011, rolou o aniversário de 21 anos da MTV e o especial do programa o- Acesso VMB: No dia da premiação rolou um especial de 7 horas com todos os indicados, clipes, a expectativa de quem ia participar, tudo para atrair a audiência com apresentação de Titi, MariMoon, Gaía Passarelli e Chuck Hipolitho.

Divulgação Mtv

2012: ERA COMEÇO DO FIM DO MUNDO E DO ACESSO MTV

Divulgação Mtv

O Acesso MTV não demorou a retornar em 2012, voltando ao horário das 13h às 14h, em um novo cenário, que dessa vez foi compartilhado com o Top 10 do Didi Effe.

Interação com o público era a chave do sucesso do Acesso Mtv e entre junho e julho, o programa ganhou o quadro “Estúdio Acesso”, uma competição musical de canto onde o prêmio era um webclipe produzido pela MTV, o quadro fez tanto sucesso que teve a segunda temporada iniciada já em agosto de 2012.

No ao que era o foco o ‘fim do mundo’ para alguns foi o fim do programa, tudo porque após 5 anos trabalhando no canal, MariMoon apresentou seu último Acesso e deixou a MTV. Já Titi Müller passou a se dedicar apenas ao MTV Sem Vergonha.

2013: O ERRO

Divulgação Mtv

O mundo não acabou e o programa também não, apesar do público ter dúvidas sobre o futuro do Acesso Mtv, e para a surpresa de muitos, a MTV insistiu no Acesso. Erro ou não, a emissora não queria perder seu programa de peso.

Em março de 2013, o programa voltou completamente renovado ao ar ganhando mais um fôlego com o VJ Juliano Enrico estreando na apresentação

Divulgação Mtv

Em 2013 o programa era exibido de segunda à quinta, das 19h às 20h. Na sexta-feira, às 18h. O programa misturou elementos de todas as fases mas passou a apostar muito mais nos novos artistas, sem deixar de lado os consagrados da música pop. O clássico programa ‘‘Dataclipe” voltou em forma de quadro fixo.

Retornaram também as participações do público por telefone, como era feito na temporada de 2010. Juliano atendia um telespectador no final do programa, batia um papo – muitas vezes fora do tema- e sempre davam o direito de escolha do clipe que encerraria o Acesso.

Em abril, Chuck Hipolitho substituiu durante um período Juliano na apresentação do Acesso MTV.: O humorista estava gravando a série Overdose, porém no fim do mês, Titi Müller apresentou o programa sozinha, por um dia, que resultou com o clamor dos fãs pela volta da ruiva.

Em maio, devido às reclamações persistentes do público, Titi Müller retornou ao Acesso com Pathy Dejesus – a excelente apresentadora do Top 10 – que também se juntaram ao Juliano Enrico na apresentação. A partir daí se formou o trio, como tudo começou em 2009. No ar das 18h45 às 20h.

Divulgação Mtv

O Acesso MTV entrou para história da MTV Brasil no dia 13 de Junho de 2013 há 5 anos e meio no ar, se tornando o principal programa da última fase do canal. Um mês após a última mudança, chegou o fim do Acesso MTV que foi sem motivo e nem explicações, com a participação do NX Zero no último episódio.

A imagem da apresentadora Titi Müller chorando ao vivo agradecendo ao público por todos os anos de frente ao programa ficou marcado na memória dos jovens daquela época que cresceram juntos com o programa, que viveram uma grande parte da cultura pop do Brasil. Apesar do Acesso ter se encerrado, Titi revelou que NÃO foi demitida, porém o fim da MTV Brasil e seu desligamento já estavam confirmados.

È sem dúvidas um dos maiores acertos da ‘Antiga Mtv Brasil’, quando o País estava começando a entender como funcionava a internet, com certeza o Acesso Mtv foi um passo importante para a cultura pop, tanto pela sua qualidade e originalidade. Colocar a internet como meio de interação naquela época, não era fácil, ia de contra mão e à um passo a frente de outras emissoras – talvez por esse motivo, pela ousadia, por não ter medo de inovar, o programa teria pecado em não ter tido um ponto final, quando não mais existia história para contar.

Comente aqui!!!!