Cinema

Mais de 500 artistas assinam manifesto contra as atitudes de Regina Duarte

Após comentários que minimizava a ditadura e desdenhava das mais de 11 mil mortes pelo novo coronavírus, em entrevista à CNN Brasil, mais de 500 artistas, intelectuais e produtores assinaram um manifesto de repúdio à Regina Duarte, a atual secretária nacional de Cultura, do desgoverno de Jair Bolsonaro.

Na última semana, a atriz deu um chilique ao ver um vídeo enviado pela atriz Maitê Proença que cobrava soluções para a classe artística em meio à pandemia.

O manifesto assinado por Adriana Esteves, Alice Braga, Andreia Horta, Arlindo Lopes, Barbara Paz, Bruno Mazzeo, Caetano Veloso, Cauã Raymound, Camila Pitanga, Camila Morgado, Chico Buarque, Débora Fadabela, Denise Fraga, Dinho Outro Preto, entre outros artistas, declararam que fazem parte da maioria que defende a democracia e apoia a independência das instituições para fazer valer a Constituição de 88.

O documento ainda diz que não aceita os ataques que a imprensa e a ciência está sofrendo com atual governo.

Confira o texto completo abaixo:

“Brasil, 08 de maio de 2020

Somos artistas brasileiros e fazemos parte da maioria de cidadãs e cidadãos que defende a democracia e apoia a independência das instituições para fazer valer a Constituição de 1988.

Fazemos parte da maioria que entende a gravidade do momento que estamos vivendo e pedimos respeito aos mortos e àqueles que lutam pela própria sobrevivência no país devastado pela pandemia e pela nefasta ineficiência do poder público.

Fazemos parte da maioria de brasileiros que não tolera os crimes cometidos por qualquer governo, que repudia a corrupção e a tortura e que não deseja a volta da ditadura militar.

Fazemos parte da maioria que não aceita os ataques reiterados à arte, à ciência e à imprensa, e que não admite a destruição do setor cultural ou qualquer ameaça à liberdade de expressão.

Como artistas, intelectuais e produtores culturais, formamos a maioria que repudia as palavras e as atitudes de Regina Duarte como Secretária de Cultura.

Ela não nos representa.”

Para ver a lista completa dos artistas que assinaram o manifesto, clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s