Ir para conteúdo

ESPECIAL | Qual a relação entre a nova temporada de Lucifer e o que a Bíblia conta?

O final da quarta temporada de Lucifer foi uma grande surpresa para os fãs, principalmente pelo modo como as coisas acabaram entre Lucifer (Tom Ellis) e Chloe (Lauren German) que, após tantos episódios, enfim admitiram seus sentimentos um pelo outro, mas foram impedidos de ficarem juntos por conta da decisão dele de voltar para o Inferno e retomar seu posto original para impedir que outros demônios escapem e tentem dominar a Terra novamente.

Desde que a Netflix resolveu renovar a série para sua quinta temporada, e, posteriormente, para a sexta, a esperança dos fãs de Deckerstar (nome oficial do casal) acontecer foi reacesa. E isso se reforçou ainda mais quando a plataforma anunciou a data de estreia da primeira parte da quinta temporada, com um vídeo mostrando um compilado de cenas da série e que surpreendeu a todos com uma cena inédita entre Lucifer e Chloe se beijando no final:

No entanto, com o trailer da primeira parte da nova temporada, foi revelado que, na verdade, Lucifer continua no Inferno e quem assumiu sua vida aqui na Terra – e sua relação com a detetive Decker – foi Michael, seu irmão gêmeo. E é sobre isso que os primeiro oito episódios – até o momento – irão falar.

Apesar de ser baseado nos quadrinhos de mesmo nome da Vertigo Comics, escritos por Mike Carey, e ser uma adaptação livre originalmente da Fox, a série Lucifer também apresenta algumas semelhanças com a história contada na Bíblia, como por exemplo o personagem Tenente Marcus Pierce (Tom Welling), que apareceu na terceira temporada e que, na verdade, era Caim, da história de Caim e Abel, que matou o próprio irmão. Ou ainda na quarta temporada, a aparição de Eva (Inbar Lavi), a primeira mulher do mundo criada por Deus e que foi expulsa do Paraíso após ter sido persuadida pela serpente a comer o fruto proibido. Partindo desta premissa, não é difícil imaginar que o novo personagem Michael também possa ser baseado na Bíblia – mesmo que não completamente à risca – e que, inclusive, já apareceu nos quadrinhos.

Faltando apenas duas semanas para a estreia da quinta temporada de Lucifer na Netflix, reunimos algumas informações sobre Michael, segundo a Bíblia, e que podem ajudar a entender o que está por vir na série:

Segundo a Bíblia, Michael – também conhecido como Miguel – era um anjo, ou arcanjo, considerado símbolo de humildade e o príncipe supremo de Seus servos. De acordo com os ensinamentos católicos, ele desempenhou importantes papéis, como avaliar as almas em uma balança perfeitamente equilibrada, e o de Anjo da Morte (sendo o responsável por buscar as almas dos falecidos e, antes de levá-las ao Céu, dar-lhes mais uma chance de se redimirem). Mas seu ato de maior importância foi no versículo Apocalipse 12: 7-9, quando liderou o exército de Deus contra Lucifer e suas forças, derrotando-os e atirando o diabo na Terra, junto com o restante dos anjos caídos, para atuar, assim, no desvio do caminho da humanidade. 

Apesar de não se saber se os roteiristas da série vão usar tais fatos como base, não é difícil imaginar por que na série Michael e Lucifer serão inimigos. Mesmo que a parte da batalha entre Michael e Lucifer não seja abordada, o fato de Michael dar às almas penadas mais uma chance de se redimirem antes de irem para o Inferno, já é motivo o suficiente para Lucifer odiá-lo, já que, com isso, seu trabalho de punição é atrapalhado. 

A primeira parte da quinta temporada de Lucifer estreia dia 21 de agosto na Netflix.

nataliabarao Ver tudo

Jornalista apaixonada por música, escorpiana, meio bossa nova e rock'n'roll com aquele je ne sais quoi
Contato: natbgraser@gmail.com | Twitter: @natbarao

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s