Ir para conteúdo

Lilly Wachowski, diretora da franquia Matrix, revela narrativas trans por trás dos filmes

Dirigido pelas irmãs, Lilly e Lana Wachowski, Matrix é uma das trilogias mais bem sucedidas tanto em bilheteria como na cultura pop.

Em 2010 e 2016, as irmãs se revelaram mulheres trans e com isso se iniciou especulações de que os filmes seriam uma alegoria sobre aceitação de uma identidade própria. Fatos básicos do filme, como Neo (Keanu Reeves) rejeitar o nome imposto a ele ou de Switch (Belinda McClory) ter gêneros diferentes dentro e fora da Matrix, trouxeram essas ideias para a narrativa da produção

“Eu fico feliz que isso foi revelado, que essa era a intenção original. O mundo não estava preparado, em um nível corporativo… O mundo corporativo não estava pronto para isso”, explicou a diretora à Netflix.

A diretora ainda comentou: “Sempre vivíamos em um mundo de imaginação. É por isso que eu fui para ficção científica e fantasia e joguei Dungeons and Dragons. Era tudo sobre a criação de mundos. Isso nos libertou como cineastas porque conseguimos imaginar coisas na época que você não via necessariamente na tela”.

Matrix foi lançado em 1999 e suas sequencias  Matrix Reloaded Matrix Revolutions, chegaram em 2003. Juntos os filmes já faturaram US$ 1,6 bilhão nas bilheterias mundiais, uma legião de fãs e um lugar na cultura pop.

Matrix 4 está marcado para 1 de abril de 2022.

Assista a entrevista da diretora:

arthur maciel Ver tudo

Estudando Design Gráfico. Amante de todas as formas de arte. Faço umas artes aí no Photoshop e a mão. Acredito em aliens e adoraria ser amigo de um.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s