Como um grupo de K-pop é criado?; Saiba tudo sobre o processo de formação!

O K-pop vem dominando o cenário musical nos últimos anos, com vários grupos ganhando destaque na mídia internacional, principalmente BTS e BLACKPINK, que inclusive quebraram vários recordes. Devido a isso, muitas pessoas que acabam de conhecer esse estilo de música se perguntam: “Como esse grupo foi formado?”; “Como eles são tão talentosos?”; Pois bem, vem comigo que vou te responder a essa e outras perguntas que certamente você deva ter.

PRIMEIRAMENTE, O QUE É KPOP?

O nome K-pop é uma abreviação de “korean pop”, ou seja, pop coreano. O estilo musical reflete nos grupos, solistas e bandas que estão fazendo sucesso no mundo todo. As características são a mistura de vários estilos musicais, o uso de frases em inglês, roupas coloridas e modernas e coreografias ousadas.

COMO UM GRUPO DE K-POP É FORMADO?

A determinada empresa que pretende lançar um grupo de K-pop no mercado musical, obviamente tem que ter trainees (candidatos para fazer parte do grupo), os quais podem ser obtidos por meio de olheiros em programas de TV, na rua ou em escolas. Encontrado os trainees, eles passam a treinar dança, idiomas, canto e outras habilidades necessárias para um idol. Após um período indeterminado de treinamento, a empresa realiza uma seleção interna entre seus trainees, e os que forem selecionados farão sua tão sonhada estreia. Normalmente quando se debuta em um grupo de K-pop, é assinado um contrato para permanecer 7 anos no grupo, após isso, é discutido entre os membros e a empresa se vão renovar o contrato para mais alguns anos ou não.

Outra maneira de se formar um grupo de K-pop é por meio da seleção de candidatos em realities musicais na Coreia do Sul. A determinada empresa que pretende lançar um grupo, faz uma parceria com a emissora que se interessar para transmitir o programa. A empresa também deve determinar a quantidade de candidatos que poderão participar, e obviamente, a quantidade de integrantes que irá compor o grupo. No reality, os candidatos se apresentam e passam por uma série de avaliações feitas por jurados e votações por parte do público, em que ao final de cada etapa acontece eliminações, até que se chegue a final do programa, onde é revelada a formação do grupo que irá debutar. Com a formação do grupo definida, os futuros idols assinam contratos com a empresa e realizam seu tão sonhado debute.

Outra forma de um grupo ser lançado é também por reality, porém, aqui o grupo que é formado, já estreia com data de validade, ou seja, já debutam com data prevista para dar disband (acabar). Esses são os famosos “grupos temporários”, que normalmente não duram mais de 5 anos. A determinada emissora que pretende lançar o grupo temporário, decide o número de participantes e então recebe trainees de várias empresas, no qual vão competir para debutar no grupo. Ao final do programa, os trainees vencedores, cada um de empresa diferente, assinam um contrato com a empresa determinada que irá gerenciar o grupo durante o período que irá durar. Durante o período de atividade os lucros são divididos entre as empresas e seus respectivos trainees/idols. Quando o tempo de duração do grupo termina, os artistas voltam para suas empresas, onde na maioria das vezes seguem com carreira solo ou resolvem trabalhar com atuação.

E ai, gostaram? Quais outras dúvidas vocês tem do universo do K-Pop? Comentem ai em baixo: