Mês do Orgulho | Você sabe quando foi o primeiro beijo entre pessoas do mesmo sexo no cinema?

No mês do orgulho LGBTQIA+, estamos fazendo uma série de posts sobre a temática. Hoje, relembramos os beijos mais marcantes entre pessoas do mesmo sexo no cinema.

O primeiro beijo da história do cinema apareceu no curta chamado “The Kiss”, ainda em 1896, nos primórdios da história do cinema. Porém, o primeiro beijo entre duas pessoas do mesmo sexo só foi visto nas telonas quase 30 anos depois, em 1927, no filme “Asas” (que por acaso é também o primeiro filme muda a ganhar o Oscar de Melhor Filme). O enredo da obra se passa na Primeira Guerra Mundial e retrata um triângulo amoroso entre dois soldados (vividos por Buddy Rogers e Richard Allen), que inicialmente disputam a atenção da personagem Sylvia Lewis (interpretada por Clara Bow). 

Apesar de na época haver muito preconceito contra os homossexuais (assim como hoje em dia), esse beijo não escandalizou a sociedade por não ter sido considerado um ato romântico, mas sim uma prática comum entre soldados que lutassem do mesmo lado nas trincheiras.

Assim, muitos teóricos da área e espectadores consideram que o primeiro beijo gay foi apenas no filme “Domingo Maldito”, em 1971. Desta vez, os personagens de Murray Head e Peter Finch realmente protagonizam um romance, e a cena traz sensualidade e erotismo, diferente da anterior.

Já o primeiro beijo entre duas mulheres no cinema ocorreu em 1931, no filme alemão “Meninas de Uniforme”. Esse beijo, no entanto, é bastante problemático, porque ocorreu entre uma garota de 14 anos (a protagonista) e sua professora. Então, a cena foi extremamente criticada e censurada (com razão). 

No Brasil, o primeiro beijo gay foi em 1979, no filme “República de Assassinos”, de Miguel Faria Júnior, mas também rende discussões, já que uma das personagens é, na verdade, uma travesti, não um homem.